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07/12/2015

GUIA DAS VITAMINAS

Você conhece todas as vitaminas e sabe onde as encontrar?

Todos nós sabemos que as vitaminas são importantes para o nosso organismo e podem ser encontradas em diversos alimentos. Mas, e se te perguntássemos sobre a vitamina K? Você saberia dizer em que vegetal a encontrar?
Para desvendar de vez o mundo desses componentes tão importantes para a nossa saúde, reunimos as principais informações sobre as vitaminas e contamos tudo para você neste post.

 

O que são?

A palavra “vitamina” foi criada em 1912 para designar componentes presentes nos alimentos e que são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Uma vitamina é um nutriente importante no processo de metabolismo dos carboidratos, proteínas e lipídios e, embora seja muito importante, nós não a produzimos em quantidades suficientes. Por isso devemos conhecer e consumir os alimentos que contém as vitaminas.
As vitaminas são classificadas de acordo com as substâncias que as dissolvem, ou seja, em dois grupos, as lipossolúveis e as hidrossolúveis. As substâncias lipossolúveis são dissolvidas em gordura e não são facilmente excretadas pelo organismo e, se consumidas em excesso, podem levar à intoxicação. As hidrossolúveis são dissolvidas em água e são excretadas pelos rins rapidamente, não permanecendo em nosso corpo por muito tempo.
As vitaminas do grupo lipossolúvel são as A, D, K, armazenadas no fígado, e a vitamina E, distribuída para todos os tecidos de gordura presentes no corpo. No grupo hidrossolúvel estão as vitaminas C e as do complexo B, armazenadas no rim, e a vitamina B12, armazenada no fígado.

Por que devemos consumir vitaminas?

A deficiência de vitaminas em nosso organismo pode resultar em diversas doenças de pele, anemia, contribuir para a descalcificação óssea e baixa coagulação sanguínea, além de prejudicar a visão noturna. Indivíduos como gestantes, crianças com crescimento prejudicado ou saúde debilitada precisam de doses extras de vitaminas, encontradas sempre nos alimentos.


Quais são os tipos de vitaminas e onde são encontrados?

Grupo das lipossolúveis:

Vitamina A – Importante oxidante, a vitamina A protege as células contra radicais livres, protege a pele, e participa do desenvolvimento das enzimas no fígado e hormônios sexuais. Pode ser encontrada em frutas e vegetais coloridos como abóbora e cenoura e em alimentos animais como fígados, leite e ovos.

Vitamina D – Sintetizada na pele através da exposição à luz solar, ela é essencial na produção de insulina e ajuda na absorção do cálcio em nossos ossos. Ela é encontrada principalmente em peixes como atum e salmão.

Vitamina E – Importante antioxidante, ela impede a destruição das células, contribui com a regeneração dos tecidos, reforça o sistema imunológico e previne o câncer e doenças cardiovasculares. Você encontra a Vitamina E em óleos de girassol e amendoim e em vegetais de folhas escuras.

Vitamina K – Essencial nos processos de coagulação do sangue e construção dos ossos, a Vitamina K é encontrada em vegetais de folhas como couve, brócolis e legumes.

Grupo das hidrossolúveis:

Vitamina C – Também conhecida como ácido ascórbico, a Vitamina C ajuda na manutenção das funções do crescimento e dos tecidos, previne o câncer e é indispensável na síntese do colágeno e na absorção do ferro. Ela é encontrada nas frutas cítricas e em vegetais como repolho e couve-flor.

Vitamina B1 – É importante para o funcionamento saudável do sistema nervoso e circulatório, auxilia o metabolismo dos carboidratos e converte o açúcar no sangue em energia. Você pode encontrá-la em vegetais de folhas, como alface romana, em legumes como a berinjela e nos grãos integrais como nozes e feijão.

Vitamina B2 – Essencial para a formação de células vermelhas e anticorpos, ela também auxilia na respiração, regeneração de tecidos e na produção de adrenalina. A Vitamina B2 é encontrada em vegetais, leite e carnes.

Vitamina B3 – Protege a circulação sanguínea, reduz o colesterol ruim e ajuda no bom funcionamento dos sistemas nervoso e imunológico. A Vitamina B3 também regula o açúcar no sangue, protege o organismo contra toxinas e pode ser encontrada em carnes magras, leite, cereais integrais, no abacate e na levedura.

Vitamina B5 – Reduz o estresse, colesterol e triglicerídeos, ajuda na desintoxicação química e na construção de anticorpos e previne a degeneração de cartilagens. Você a encontra em carnes, ovos, leite e frutas como o abacate.

Vitamina B6 – Ela é fundamental no bom funcionamento cerebral, reduz o risco de doenças cardíacas, reduz o colesterol, espasmos musculares, melhora a visão e previne o câncer. Ela é encontrada principalmente em cereais integrais, peixes, vegetais como espinafre e em frutas como banana e abacate.

Vitamina B7 – Auxilia no crescimento celular, reduz o açúcar no sangue, combate infecções, diminui a intolerância de diabéticos à insulina e impede que as gorduras se acumulem nos órgãos. Pode ser encontrada em carnes de aves, gema de ovo e na couve-flor.

Vitamina B9 – Contribui na manutenção dos sistemas imunológicos, circulatório e nervoso, ajuda a combater infartos e o câncer de mama e é essencial para a produção de glóbulos vermelhos no sangue e para a regeneração das células dos órgãos sexuais. Ela é encontrada em vegetais de folhas verdes como a couve-flor.

Vitamina B12 – Ela auxilia na manutenção do sistema nervoso e a síntese de células vermelhas no sangue. Encontrada principalmente em carnes de peixe e alimentos como ovos, leite e queijos.


Agora que você já conhece todas as funções de vitaminas tão importantes para a nossa saúde, tem mais um motivo para ter uma alimentação saudável e colocar os bolos da Linha Zero Açúcar na sua dieta, já que alguns ingredientes dos bolos estão na lista de fontes vitamínicas ;)

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Lilian Poleti
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