A paçoca é um dos doces típicos das festas juninas e amada pelas crianças. Da plantação à casa do consumidor, a matéria prima passa por algumas transformações.
Essa matéria prima é o amendoim. A plantação dessa leguminosa é tratada para prevenção de doenças e combate de pragas. O equilíbrio entre sol e chuva favorece o desenvolvimento das vagens saudáveis, e depois do ciclo de 130 dias é realizado o processo de transformação das vagens em amendoim, deixando-os expostos ao sol por mais três dias para retirar o máximo possível de umidade.
Depois da colheita, já na unidade de beneficiamento, é realizado o processo de secagem até que o grão apresente apenas 10% de umidade. A casca é retirada e se verifica se há a presença de substâncias tóxicas nas amostras de amendoim.
À seguir, os grãos são torrados, encaminhados para a linha de fabricação, adiciona-se sal e açúcar refinado à massa de amendoim e realiza-se a prensa nos formatos que encontramos para consumo.
Depois de todo esse trabalho, é claro que não poderia faltar esta delícia em nossas receitas, certo? Aproveite o bolo 25 – Paçoquinha e delicie-se!