Seja um Franqueado
Blog
29/08/2014

HISTÓRIA DA PAÇOCA

A paçoca é, sem dúvidas, o doce preferido do brasileiro, mas nem todo mundo sabe qual é a sua história. Você já se perguntou como a paçoca surgiu?


A paçoca servia como alimento dos garimpeiros que saíam para procurar diamantes às margens do rio Tibagi, no Paraná, e teve origem nos alforjes dos tropeiros e dos senhores das sesmarias dos Campos Gerais. A paçoca de carne servia como refeição dos tropeiros, que levavam até 20 dias para chegar aos destinos e precisavam de uma refeição que fosse preparada rapidamente. Com o passar dos anos ela foi aperfeiçoada com outros ingredientes e passou a ser industrializada comercialmente. O nome “paçoca” vem do termo indígena PA-SOKA, que quer dizer “esmagar com as mãos”, referindo-se ao modo antigo de preparo, onde a carne e a farinha eram socadas em um pilão.


Hoje em dia ela é preparada à base de amendoim, farinha de mandioca e açúcar e se tornou um doce tradicional de todas as regiões do país, preparada para festas juninas e durante a Semana Santa, além de muito consumida diariamente. Em São Paulo e em Minas Gerais, festas anuais acontecem para celebrar o doce.


Ficou com água na boca só de lembrar da paçoca? Não perca tempo e vá até a Sodiê mais próxima saborear o delicioso bolo 25 – Paçoquinha!

A sobremesa que deixa qualquer

momento mais gostoso

Inauguração 300ª unidade Sodiê Doces