Seja um Franqueado
Blog
29/05/2015

COMIDAS TÍPICAS DA FESTA JUNINA NO BRASIL

Trazida para o Brasil pelos portugueses, a festa junina teve origem em países católicos da Europa, em homenagem a São João. Embora seja uma festa típica de todas as regiões, as tradições podem mudar em cada canto do nosso país, principalmente na culinária!


No Norte, as comidas regionais como tapioca à base de mandioca e o tacacá, bebida de origem indígena, predominam. Já no Nordeste, região onde a festa junina é a comemoração mais importante do ano, a típica canjica não pode faltar, mas lá ela tem outro nome: mugunzá! Como o mês de junho é marcado pela colheita do milho, a tradicional pamonha não pode faltar, acompanhada do bolo de aipim e do pudim de tapioca.
No Centro-Oeste a festa junina é influenciada por hábitos dos países vizinhos, assim como toda a cultura da região. Por isso é comum encontrar comidas como a sopa paraguaia, empadão e vários pratos à base de peixe.


No Sudeste a culinária típica, com pamonha, pipoca e quentão, é presente em todas as festas juninas do estado, mas também são encontrados pratos tradicionais da região, como arroz doce, quindim e cachorro-quente, além do conhecidíssimo cuscuz paulista. O Sul, com sua cultura gaúcha enraizada nas tradições europeias, deixa o sabor da festa junina por conta do churrasco, chimarrão e pinhão cozido na brasa.
E na sua festa junina, qual comida típica não pode faltar? Você pode inovar e levar a Sodiê para mais um momento especial. Temos certeza de que o bolo 25 – Paçoquinha combinará muito bem!

A sobremesa que deixa qualquer

momento mais gostoso

Inauguração 300ª unidade Sodiê Doces