Seja um Franqueado
Blog
05/07/2016

A HISTÓRIA DO CHOCOLATE NO BRASIL

Nós o amamos, isso é inegável, mas como será que o chocolate chegou ao nosso querido país?

Os primeiros registros sobre o chocolate foram encontrados no México, onde o cacau era considerado sagrado e cultivado pelos povos astecas e maias. O responsável por levar a iguaria até a Europa foi Cristóvão Colombo, apenas por curiosidade sobre o fruto.

O chocolate, como conhecemos, foi aprimorado na Europa, onde confeiteiros descobriram técnicas para chegar ao licor de cacau e, em seguida, criar um chocolate em pó de qualidade para que a primeira barra de chocolate nascesse.

A primeira plantação de cacau foi registrada na Bahia, em 1746. Em 1752, o cacau se tornava o principal produto de exportação do nosso país, com Ilhéus sendo a cidade polo cacauzeiro do Brasil. Fábricas de chocolate nos Estados Unidos e em toda a Europa importavam praticamente todo o nosso cacau, já que as primeiras fabricações nacionais só surgiram na virada do século XX.

Você sabia que fomos o maior produtor mundial de cacau até 1920? Hoje em dia, grande parte da produção nacional ainda vem do sul da Bahia, enquanto o Brasil segue como 5º produtor de cacau no mundo!
Ainda bem que o chocolate chegou por aqui, não é mesmo? Somos muito agradecidos, por isso ele é a estrela principal do bolo 02 – Aerado!

A sobremesa que deixa qualquer

momento mais gostoso

Inauguração 300ª unidade Sodiê Doces


Lilian Poleti
lilian@maximasp.com.br
(11) 3283-2508